• Marina Oliveira

Como dar um novo significado aos presentes de fim de ano com materiais que você tem em casa

Atualizado: 9 de Dez de 2019

As festas de fim de ano estão chegando. É época de amigo secreto da firma, natal e réveillon, presente pra mãe, pra tia, avó, prima e por aí vai. E como todo mundo gosta de ganhar um mimo, porquê não dar um outro significado para as lembrancinhas e transformá-las em algo mais sustentável feito por você mesmo.


A maioria das embalagens descartáveis são utilizadas somente uma vez, e se não descartadas corretamente não são recicladas. Então, vão parar em aterros ou seguem poluindo o meio ambiente, já que demoram anooooos para se decompor, e as consequências a gente já conhece. Além disso, para o processo de fabricação desse material envolve a utilização de recursos naturais, como a água, e produtos químicos agressivos à natureza.


Mudar de atitude só depende da gente e alternativas mais sustentáveis já existem. A gente fala muito em usar a criatividade, mas é justamente isso. Olhe para todos os materiais que você tem casa: caixas de papelão, jornais, revistas, barbante, sacolas de papel, folhas secas e por aí vai. Dá pra juntar tudo isso e transformar em uma embalagem reciclada, reutilizada, sustentável e diferente.

Além da embalagem, o próprio presente pode ser algo reutilizado. Sabe aquele livro que você já leu e amou, mas que está na estante juntando poeira? Porque não presentear alguém com ele e ainda escrever uma cartinha dedicatória supeeer fofa (a gente ama escrever cartas).

Também estão na moda as suculentas, então você pode transformar uma embalagem de vidro ou metal que tá rolando lá pelos balcões de casa, em um cachepô, você só vai gastar com a mudinha da planta.



Mas se ainda assim você optar por comprar um presente, valorize empresas que tem uma pegada mais leve e são comprometidas com a sustentabilidade. Ser um consumidor consciente é isso. Você não precisa deixar de comprar, é só avaliar o impacto do seu consumo e valorizar empresas engajadas em práticas de responsabilidade social e ambiental.


Coloque como meta para esse fim de ano utilizar menos materiais descartáveis e aposte nos reutilizáveis. ♻

Contate-nos

| 49 | 3319.0529

© 2019 Moeda Verde.