top of page
  • Eduardo

Ideias inspiradoras: alunos constroem sala de aula 100% sustentável utilizando 3200 garrafas pet

Ideias criativas e sustentáveis merecem ser compartilhadas para inspirar outras pessoas e é justamente um projeto assim que vamos apresentar para você.

A gente sabe que dá pra transformar diversos materiais recicláveis em novos produtos, basta usar a imaginação, e uma galerinha muito criativa utilizou garrafas pet para construir uma sala de aula.

O projeto aconteceu na cidade de Itapoá, região norte de Santa Catarina, em que os alunos do Fundamental I, II e do Ensino Médio, da Escola Gees Coc Itapoá, construíram uma sala de aula totalmente sustentável utilizando 3200 garrafas pet.

Quem entrou em contato com a gente para contar essa história inspiradora, foi a professora Cintia Beatriz Machado, que auxiliou os alunos na construção. Segundo a prof, tudo começou com a necessidade de uma sala de artes na escola, então, tiveram a ideia fazer um atelier totalmente sustentável. Para tirar a ideia do papel, a equipe contou com o apoio da gestão da escola e de toda comunidade.

A sala possui madeira de reflorestamento para sustentação, as paredes foram feitas com as 3200 garrafas pet, telhas ecológicas, placas de energia solar, uma pia feita com pneus e captação da água da chuva, tudo pensando na sustentabilidade.


As paredes da sala foram construídas com 3200 garrafas pet

De acordo com a professora Cintia, para conseguir as garrafas pet a turma contou com a ajuda de toda comunidade. “A intenção nunca foi consumir refrigerantes para trazer, mas sim pegar da rua, de uma festa, lanchonetes e tal. Foi desta forma que os alunos foram arrecadando, algumas vieram da associação de catadores da cidade, da empresa de coleta de lixo, de restaurantes e também com a contribuição dos pais”.


Esse projeto incrível nos mostra uma coisa: é possível ser sustentável em quase tudo, basta usar a imaginação. Além do impacto que este projeto causa ao meio ambiente reutilizando todos esses materiais, os estudantes que participaram são impactados através da educação ambiental, do incentivo às práticas mais sustentáveis e adoção dos bons hábitos, afinal, esse projeto ficará na memória deles por muito tempo como símbolo de orgulho.





bottom of page